A coisa ficou tensa, comecei a duvidar do tratamento, das minhas tentativas, do amor, da amizade, acho que só quem passa por esse tipo de coisa sabe que a dor física é só um dos problemas. Nos últimos dias não fui pro Ballet, só de pensar num simples plié, o joelho doía; consegui ir em algumas aulas de yoga bem tranquilinhas, onde os professores muito queridos deram aula especial pra mim (mesmo com vários alunos em aula) com muitos pranayamas* e meditação, mas não fiz nada muito além disso porque as dores realmente estavam insuportáveis.
Ontem, depois de um fim de semana nada agradável resolvi tentar adiantar a consulta médica que seria apenas daqui 10 dias e foi a melhor coisa que eu fiz! Eu fiquei pensando um monte de coisas sozinha sobre se seria normal ter piorado, se os remédios não estavam fazendo efeito, se era isso mesmo, se não era... enfim fica a dica: na dúvida procure o médico logo e não fique sofrendo fazendo conjecturas sozinho.
Vamos ao laudo médico: Voltar com o corticóide. Sim, um médico da Ayurveda mandou eu retornar ao corticóide, isso não significa que os remédios naturais não deram resultado, mas sim que é cedo para eles darem o efeito desejado e que infelizmente meu corpo não teve a reação esperada. Eu imagino que em qualquer terapia alternativa cada pessoa reage de uma forma e aquilo que é bom pra mim pode não ser pra minha vizinha com a mesma doença. E comigo foi assim: diminuir o corticóide foi ok, mas tirá-lo não.
Do restante nada muda, a dieta continua, agora terei uma dieta específica para o meu caso, levando em consideração meu dosha (Vata-Pitta) e a artrite reumatóide. Os remédios ayurvédicos continuam iguaizinhos e agora acrescentarei a prednisona a esta lista toda. Vou tomar uma dose bem baixa e ir acrescentando aos poucos para verificar a reação do meu corpo e parar na dosagem exata que ele precisa para ficar sem dor.
Apesar de sempre ter pânico com esse medicamento, estou feliz que vou voltar a tomá-lo, pelo menos sei que em poucos dias terei minha vida de volta. Tomei uma pequena dose hoje e já senti uma leve melhora.
Bora passar mais essa fase.
Plié