PARA INSPIRAR!
O famoso chef nova iorquino Seamus Mullen foi diagnosticado com Artrite Reumatóide aos 27 anos, depois de muitas idas e vindas aos médicos sem descobrir a causa do seu sofrimento. No artigo linkado abaixo (em inglês) ele conta que sentia muitas dores e que apesar da doença ser nas juntas, ele sentia o corpo todo doente (super identificação!). Apesar de ter recebido o diagnóstico como uma sentença de morte, ele conta, que de alguma forma dentro dele, sabia que aquilo estava relacionado com o quê ele sentia e o quê ele comia.
Dois anos atrás ele encontrou o Dr. Frank Lipman, que é um médico da medicina tradicional ocidental, mas desiludido com o tratamento atual para doenças crônicas e que acredita que dieta e medicina complementar, como acupuntura, por exemplo, podem contribuir para a melhora do paciente. Ele também correlaciona a A.R. com desordens no trato gastrointestinal. Aqui encontramos exatamente como a Ayurveda, o tratamento que eu estou seguindo, vê a A.R. e por isso a dieta ser tão fundamental.
O Dr. Lipman prescreveu uma dieta que exclui alimentos processados, açúcar e glúten, inclui vegetais orgânicos e carnes e peixes também orgânicos e de qualidade, bem parecida com a minha dieta, apesar do glúten não me ter sido cortado, mas as carnes sim, com poucas exceções.
Aos poucos os sintomas da A.R. foram desaparecendo...
Aos poucos os sintomas da A.R. foram desaparecendo...
Ele tinha uma rotina toda atrapalhada, por trabalhar diretamente com comida, comia o tempo todo, estando ou não com fome. Agora segue uma rotina bem regular: acorda às 7h, toma seu café da manhã reforçado: omelete com abacate, espinafre e queijo. Eu me alimento com algo bem mais leve que isso, mas não menos reforçado, normalmente como duas fatias de pão 100% integral com manteiga sem sal, queijos cottage ou doces caseiros (estou ficando craque no doce de abóbora com açúcar mascavo!) e uma xícara de chá, com direito a ervas de verdade, sempre achei que aqueles saquinhos não fazem jus a erva anotada no papélzinho. O Chef Mullen almoça as 13h uma super salada e no seu jantar inclui peixe ou carne e ele senta pra comer! (parece bobeira, mas vejo todo dia gente comendo de pé, num balcão ou no meio da rua). Eu como mais vezes porque ando sempre faminta: ao menos uma fruta antes do almoço e uma fruta + um lanche no meio da tarde (repeteco do café da manhã, geralmente). Ele também pratica jejum. Ainda não tentei essa técnica para questões de saúde, mas sei que a cada dia mais, existem novos adeptos e formas corretas de se praticar, visando o bem estar.
Além dos medicamentos, dieta, coquetéis de vitamina ele também pratica exercícios, tudo segundo indicações médicas. Recentemente ele completou "La Ruta de los Conquistadores", na Costa Rica, uma prova de mountain bike de aproximadamente 400 km!!! Algo totalmente impensável para ele há tempos atrás.
Depois de um ano com esse tratamento a doença desapareceu!!!
Toda essa mudança afetou é claro a sua culinária e seus pratos saudáveis estão fazendo o maior sucesso por lá, mas ele quer que sua cozinha não seja apenas saudável, mas que as pessoas venham em seu restaurante, curtam a comida e sintam-se bem com elas mesmas :)
É ou não é para se inspirar?
P.S. Obrigada Giu por compartilhar esse texto incrível pra mim ;)